(engraçado ter terminado minha representação de Jesus Cristo tão perto da Páscoa. juro que não foi de propósito. mas as musas às vezes adoram umas coicidências... ou sincronicidades.)

está pronta, finalmente, a primeira parte do que é, por enquanto, meu projeto mais ambicioso: o quadro do meio de O Aguadeiro, chamado Unio Mystica. é um trabalho tão repleto de simbolismo que se torna tarefa dificílima desfiar cada um deles aqui. cada símbolo leva a uma miríade de coisas, sejam passagens bíblicas ou ensinamentos ocultos. (a propósito, a muito tempo atrás uma pessoa que conheci me disse que a Bíblia é um dos maiores livros de ocultismo do mundo. à medida que os anos passavam e eu ia me aprofundando no meu conhecimento de astrologia, tarot e símbolos, fui forçada a reconhecer que ele estava muito certo. e minha admiração sobre como tudo está tão criativa e inteligentemente interligado no universo só cresce. com todo o meu respeito por quem não acredita, mas com toda essa harmonia que eu vejo e percebo eu não consigo mesmo acreditar que não haja um Criador!)

O Aguadeiro é sobre a Era de Aquário e em como as palavras do Cristo se revelarão em toda o seu brilho e pureza. a peça principal (Unio Mystica) é o macrocosmo, representado pela figura do Cristo, enquanto as outras falam do microcosmo, na forma dos Quatro Elementos. quando eu estava planejando o trabalho, fui levada em minhas pesquisas para essa página e fiquei maravilhada ao ver uma imagem de um aguadeiro circundada por símbolos de espiritualidade e transformação. ambas a imagem e a página foram o que eu chamo de "presente do Universo" e me forneceram as direções que meu trabalho deveria tomar. tudo se encaixava perfeitamente ao meu conceito e idéias iniciais.

a figura central da pintura/tríptico é um homem nu carregando um pote de água. ele exuda liberdade e força. em seu corpo se vê os chakras principais iluminados e ligados, desde a base da espinha até o topo da cabeça, onde uma flor multicolorida se mostra. ele é o homem perfeito, o homem que foi capaz de despertar sua kundalini e trabalhar seu potencial divino/criativo ao máximo, e se tornar Deus. este homem é o Cristo, o modelo mais alto que a humanidade pode aspirar. o espírito do mais alto grau de iluminação que resolveu encarnar em um denso corpo material igual ao nosso para nos ensinar que nós também somos deuses e que tudo o que ele fez, nós também podemos fazer. em sua mão ele traz uma rosa ao invés de sangue e feridas, para nos lembrar que é a nossa existência na carne que nos faz florescer como espíritos.

ele derrama água sobre duas figuras na base, que se banham em atitude de entrega e comunhão.
a água é símbolo universal de espiritualidade e renascimento. "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos" (Atos dos Apóstolos, 2:17). esta é a grande missão espiritual que a humanidade confrontará quando todas as formas de crenças dogmáticas começarem a serem esmigalhadas por filosofias progressivas e descoberta científicas. então as palavras de Jesus surgirão com fôlego novo e serão entendidas "sem o véu da letra".

há dois detalhes que foram pintados sem que eu conscientemente tivesse idéia. um são as chamas que aparecerem nas testas das duas figuras da esquerda, que lembram as "línguas de fogo" que surgiram sobre os apóstolos no dia de Pentecostes. outro detalhe, um pouco mais "visionário": as "fitas" que nascem da rosa e descem até o chão, e que foram colocadas ali para efeito estético, meio que se parecem com o modelo do DNA humano. segundo um "insight" recente que tive, já que nossas encarnações moldam nosso DNA, quem sabe este não seja uma das grandes descobertas científicas das próximas décadas que levarão à compreensão da imortalidade da alma... e que o Mestre estava certíssimo quando disse que "ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo" (João, 3:3).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial