dia 23 próximo comemora-se, aqui nos EUA, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). é um dia de confraternização, onde as pessoas costumam reunir-se em família, geralmente em torno de um jantar onde o peru é prato principal. como o próprio nome diz, é uma data de agradecimento a Deus pelas boas coisas recebidas durante o ano. acho a data linda, singela, e é uma pena que não tenhamos também no Brasil um dia especial de agradecer.

meu primeiro Thanksgiving foi ano passado, eu ainda engatinhando no meu processo de adaptação aos costumes norte-americanos. mas a partir desse ano, a data passa a ser incorporada de vez ao meu calendário pessoal: é que minha filha vai nascer mais ou menos nessa época. tá pertíssimo, e naturalmente já estou aqui inundada de ansiedade. um fato curioso é a sincronicidade envolvendo esse acontecimento: primeiro tem o nome que escolhemos para ela - Isobel, versão escocesa de Isabel, que significa "consagrada à Deus". segundo, tem o signo: muito provavelmente Isobel nascerá sob sol ou lua sagitarianas, signo ligado às coisas religiosas, regido por Júpiter, o pai dos deuses. claro que não tínhamos idéia de nada disso, foi pura coicidência mesmo. ou melhor, pura sincronicidade.

terei sem dúvida muito a agradecer nesse Thanksgiving.

na verdade, eu sempre fui mais de agradecer do que de pedir. e desde muito tempo aprendi a reconhecer o quanto tenho prá agradecer, apesar da vida estar sempre precisando de remendos (e qual vida não precisa...), e que eu sou às vezes uma baita egoísta por ainda me angustiar com coisas pequenas. houve uma época em que estive bastante envolvida com trabalhos de assistência à gente necessitada. um contato direto e rico com a privação do mínimo, que me ajudou ainda mais a ter uma perpectiva de que todos temos, sempre, todos os dias, motivos para agradecer.

e que fique claro: dar graças à tudo não significa uma resignação estéril. sou da opinião de que merecemos sempre o melhor que pudermos, quando esse melhor for justo. mas não ter o melhor não significa que não podemos nos sentir privilegiados, principalmente porque sempre haverá alguém para quem as coisas são sempre um pouco mais difíceis.

importa agradecer mesmo o emprego mal pago, quando há tantos vivendo o dia pelo dia, sem a perspectiva de um salário no fim do mês, por mínimo que seja.
agradecer o feijão e arroz sem carne, quando para muitos isso seria um luxo.
agradecer a água que sai da torneira.
agradecer a risada do filho.
agradecer o dia de sol.
agradecer, sobretudo, por poder agradecer.

"In everything give thanks"
1 Thessalonians 5:18


imagem: Corbis

vi esse meme por aí, mas acabei não resistindo e copiando da Denise.
o mundo seria um lugar menos divertido sem os memes.

What to Wear: preto, preto, preto. roupas de corte simples, casuais. jeans. saionas. roupas hippies. estampas indianas. overcoats.

What NOT to Wear:
estampas de tigre, onça ou qualquer outro bicho (acho breguíssimo). roupas de cores vivas. roupas que exponham muito o corpo, com muito detalhes ou com brilho (especialmente dourados).

What to Shoe: tenis. botas. sapatos boneca. all stars (forever and ever). havaianas. sandalinhas de couro. pantufas.

What to Bag: bolsas tipo carteiro. bolsas de lona. bolsas de artesanato, crochê. e ultimamente aderi às tote bags, que vão bem com tudo e são muito simples e práticas.

What to Denim: gosto de qualquer tipo de jeans (com excessão dos muito clarinhos). mas quando mais gasto, melhor. amo jaquetas jeans também, mas tem que ser tudo bem básico. não curti o skinny jeans, e acho que a moda não perdura por muito tempo. é meio irreal, acho. prefiro as calças com boca mais larguinha.

What to Makeup: pó, corretivo para as olheiras, batom cor de boca, lápis preto. e só.

What to Accessory: artesanato, principlamente contas. anéis enormes. brincos minúsculos, argolinhas. quinquilharias de plástico. coisinhas prá usar no cabelo, tipo pregadeirazinhas, elásticos coloridos. bandanas, lenços, cachecóis e chapéus.

What to Jewelry: nothing. jóias são coisas muito distantes de mim. usaria, no máximo, pedras semi preciosas.

What to Fragrance: gosto de perfumes masculinos, ou coisas com cheiro de mato, terra.

What to Hair: shampoo e condicionador Garnier Fructis (Sleek & Shine). prá diminuir o volume e evitar ondas.

What to Eat: comida oriental.

What to Drink: Guiness, New Castle, Xingu, Negra Modelo, Blackened Voodoo. frozen margaritas.

What to Bargain: nada, não tenho jeito prá essas coisas. se não puder pagar nem chego perto.

What to e-Bay: nada, por enquanto.

What to Tee: blusinhas de malha basicas, brancas, pretas ou vermelhas. camisetas de banda.

What to See: Tim Burton e Shyamalan.

What to TV: bobagens e desenho animado.

What to Listen: Dead Can Dance, sempre. perfeição em forma de música, simplesmente todos os estilos que eu mais adoro numa banda só.

What to Read: espiritismo e astrologia.

What to Move: dancei jazz, balé clássico e moderno por 4 anos, e foi uma das melhores coisas que já fiz na vida. hoje danço de forma livre, prá mim mesma, quando ninguém está olhando, e estou aprendendo yoga de forma autodidata. quero fazer dança-do-ventre.

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial