devo confessar que estou orgulhosa desse aqui. :)

the waterman, panel 2: ignis aeris

the waterman, panel 2: ignis aeris

the waterman, panel 2: ignis aeris

the waterman, panel 2: ignis aeris

the waterman, panel 2: ignis aeris

Ignis Aeris é a pintura da direita do tríptico O Aguadeiro. representa os elementos Fogo e Ar, ou yang, masculinos e ativos. a pintura da esquerda, que devo começar a riscar logo, se chama Terrae Aquae, e representa os elementos ying Terra e Água, femininos e passivos.

não pretendia usar muito simbolismo nas pinturas laterais do tríptico, uma vez que a intenção era mais a de servir como "moldura" e suporte para a pintura central, que decidi chamar de Unio Mystica (a mesma que vocês vêm acompanhando aqui ultimamente, com o Cristo nu.) os quatro elementos são a base do universo físico, ou microcosmo, onde o Divino Espírito se manifesta.

em Ignis Aeris, a figura de base é o Mago do Tarot. ele é o número Um, o poder criativo. sua natureza é bem Ar/Fogo, uma vez que ele possui os dons do intelecto (Ar) e o poder da vontade (Fogo) combinados. eu quis representá-lo usando a pele do Leão de Neméia, assim como Hércules. Hércules é a epítome do herói, aquele cara que tem força de vontade, criatividade, bravura e paixão (todas qualidades do Fogo), assim como habilidades mentais (Ar) em quantidade suficiente para ser bem sucedido no que se propõe a fazer.

outros símbolos que eu usei são as borboletas (para o Ar) e a fênix (para o fogo, representada pela figura do meio com a máscara de pássaro). todo o gestual evoca espiritualidade e conexão com os planos superiores.

foi curioso notar, quando terminei o desenho, que o grupo havia ganhado uma certa aura de Bacchanalia. acho que o deus Baco tem uma conexão muito forte com o Fogo, com todo aquele vinho e êxtase. sem contar que seu culto era também super fora dos padrões e sexualmente indulgente... mais Fogo, impossível.

2 falas:

oi, flor... nossa... tá lindo, lindo, lindo, lindoooooo. =]
eu quero comentar mais algumas coisas, mas quero por e-mail e tô mega enrolada com a faculdade nessa semana. preciso tanto te escrever, tô com tanta saudade. hehe

já já nos falamos. beijocas.
dee

10:21 AM  

obrigada, querida!!!
é claro que é sempre muito bom receber um email seu, contudo, não se apresse. sei como é essa coisa de faculdade, é enlouquecedor. deixa as coisas ficarem mais tranquilas por aí. também estou com muita saudade de ti. sempre leio o seu blog, mas email é algo mais pessoal e gostoso.
mais bejocas!!

12:42 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial