se você é professor, seria uma boa mostrar esse videozinho pros seus alunos. dá pé, é só usar a criatividade para encaixar na sua disciplina. é sempre mais fácil plantar a semente cedo, o que não quer dizer que nós também não possamos mudar, é só ter um pouco de boa vontade.

...

sempre fui uma pessoa bastante frugal nos meus hábitos de consumo. não foi algo aprendido, não é para bancar a politicamente correta, mas algo que nasceu comigo. sou pão-dura, não gosto de esbanjar dinheiro nem de ostentação. nunca vi graça em ter coisas das quais eu não precisava tanto assim, sempre desprezei modismos e minhas coisas geralmente duram vários anos - algumas, como sapatos ou bolsas, quando se tornam irremediavelmente impróprias para consumo, até me fazem lamentar não ter comprado uma cópia para continuar usando.

me casei com uma pessoa que também não dá importância a ter um mundo de coisas, nem ter o que não precisa só prá se "encaixar" (ok, compra mais livros em um mês do que pode ler em um ano, mas livro é livro, né?). estamos longe de ser ricos, não temos muitas das coisas que a família americana padrão tem - dois carros na garagem, por exemplo - mas na nossa frugalidade vivemos muito bem, obrigada. sem essa de ficar criando necessidades desnecessárias (já basta a conexão wi-fi, que desde que entrou aqui em casa se tornou impensável não tê-la.)

...

também tenho pensado mais cuidadosamente na necessidade de se reciclar coisas. não apenas o óbvio, como papel, pilhas, latas, etc., mas objetos mesmo. a umas semanas atrás aceitamos a doação de móveis de quarto para a pequena, vinda de um amigo. os móveis não são nem de longe o que eu queria para ela - são rococó e girlie ao extremo - mas é só usar a imaginação para fazê-los funcionar. retirei os detalhes mais pomposos, como o espelho do gaveteiro (que eles chamam de dresser) e os posts da cama (aqueles postes colocados nos quatro cantos da armação da cama cuja utilidade eu ainda não descobri e que acho um horror.) uma ou duas demãos de tinta branca all over e poupamos o planeta de mais um pouquinho de lixo.

...

umas das primeiras coisas que percebi desde que cheguei aqui na América é esse consumismo descrito no vídeo. as pessoas compram alucinadamente, já que as coisas em geral são muito baratinhas - veja o vídeo também para entender o porquê. é só entrar num Wal Mart qualquer da vida prá descobrir um monte de coisas que você estava justamente "precisando"... e que em poucos meses vão para o lixo, ou para o Good Will mais próximo (espécie de loja de caridade que explora justamente esse lado do americano de descartar as coisas das quais não precisa ou não quer mais, e que acaba fazendo as pessoas se sentirem menos culpadas pelo consumismo louco). afinal, o "lixo" de uns pode ser o tesouro de outros... 

aqui cada casa tem seu "building", uma espécie de casinha que fica no fundo do quintal e que serve só prá guardar tralha. é tanta coisa inútil que existem até conteineres de aluguel para o povo guardar seus excessos.

uma prática legal deles para passar para frente o que não precisam mais são os "yard sales", ou "garage sales". monta-se uma espécie de feirinha no quintal com os artigos, e vende-se para os passantes por um preço bem baratinho. aqui na vizinhança sempre tem algum, mas sempre fui muito tímida para visitar.  


...

o vídeo fala bastante dos efeitos do sistema numa sociedade como a americana, mas em países como o Brasil, por exemplo, os efeitos podem ser ainda mais devastadores. afinal, criando-se "necessidades" numa sociedade em que a maior parte mal tem o que pôr na mesa, criam-se também monstros. ou vocês são tão ingênuos a ponto de acreditar que a maioria dos crimes cometidos por delinquentes e marginais nas cidades grandes são movidos pela "fome" e pela "falta de oportunidades"? só se for a oportunidade de ter um tênis da Nike...

portanto, se você é uma daquelas pessoas que ralam o mês inteiro num escritoriozinho da Av. Rio Branco, e que deixa o seu minguado dinheirinho numa dessas lojas de grife só prá dar uma de bacana, deixa de ser BABACA e e entende que você está apenas sendo um fantoche do mesmo sistema que te tira a saúde, a oportunidade de educação e crescimento, e que depende de idiotas como você para continuar existindo.

...

eu estou ainda longe de ser um modelo de virtudes ecológicas, mas vou aqui tentando um pouquinho a cada dia. infelizmente muitos produtos biodegradáveis e orgânicos ainda pesam no bolso,  e muitas medidas ecologicamente corretas ainda não condizem com a realidade em que a gente vive (por exemplo, você se imagina usando  isso aqui no Rio-40-graus, às seis horas da tarde, voltando do trabalho, num ônibus/trem lotado??)  mas sempre têm coisas mais simples que todo mundo pode fazer, é só ter um pouquinho de boa vontade.
  • pense bem antes de comprar por impulso, ou só porque você não queria perder a liquidação, ou porque você resolveu acompanhar a amiga naquela loja de grife e não queria ficar por baixo saindo de lá de mãos vazias.
  • sempre que puder, recicle. invente formas novas de se usar aqueles velhos móveis, ou aquela roupa que você já cansou mas que ainda está em bom estado. às vezes, certos objetos podem ganhar funções novas e se transformarem em outros totalmente inusitados.
  • separe o seu lixo. orgânicos de um lado, recicláveis (latas, papéis) de outro. não dá trabalho.
  • sempre que puder, valorize e prestigie a produção artesanal. 
  • todos os dias, permaneça no chuveiro cinco minutinhos a menos. procure reaproveitar a água para outros fins. não deixe as torneiras escorrendo. e pare de lavar a calçada com água limpa da torneira.
  • deixe prá beber água engarrafada na rua, quando não há outra alternativa prá matar a sede. em casa valorize a água da torneira - devidamente filtrada, é claro.
  • apague as luzes dos cômodos da casa onde não há ninguém no momento. substitua suas lâmpadas comuns pelas fluorescentes.
  • reaproveite folhas de papéis usadas apenas de um lado fazendo, por exemplo, bloquinhos de notas ou rascunho. como eu sou desenhista e uso muito papel, geralmente aproveito o meu para estudos ou corto em quadradinhos, para usar como provas de aquarela.  o que não dá mais mesmo para usar vai para reciclagem.
  • dê mais valor ao seu direito de voto. apoie candidatos realmente comprometidos com a causa ecológica.
  • espalhe o videozinho "A história das coisas" por aí.
  • você está vivendo tempos formidáveis, onde temos total acesso à liberdade de expressão através dessa maravilha que é a internet. aproveite: crie um blog, expresse suas opiniões, espalhe suas dicas de como ajudar a tornar o planeta mais legal de se viver.  

1 falas:

Oi, Patricia!
Muito bom este video. Vou procurar divuga-lo de alguma maneira.
Muito bom tambem o seu texto. Parabens!
Um abr
L
Yes we can

11:33 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial