ofensivo?



recebi ontem cinco emails do Art Wanted, galeria online onde exponho alguns trabalhos. cada um referente a uma peça minha que eles havia acabado de banir de lá. motivo: os peitinhos nus das moçoilas que aparecem em minhas ilustrações.

achei graça. se ainda fosse um site onde adolescentes e crianças fossem o público alvo, eu até entenderia. mas... um site de arte? não escrevi contestando a decisão, porém. na casa dos outros a gente tem mais é que acatar as regras e fechar o bico. mas é uma pena saber que os renascentistas e vitorianos, por exemplo, estariam banidos do Art Wanted.

confesso que não entendo mesmo essa coisa toda em torno de corpos nus. não entendo como uma coisa natural pode ser tão ofensiva. o que essa gente faz quando se vê pelada no espelho? tapa os olhos? pede perdão a Deus? até posso compreender quem não tem tanto problema assim com nudez, mas acha que deve ser algo reservado apenas para a própria intimidade. pensando com cuidado sobre o assunto, descobri que não é tão fácil assim de ser destrinchado e toca uma série de questões culturais. no geral, as pessoas tem um problema terrível em lidar com o próprio corpo e apenas estão refletindo sua herança cultural cristã, que ensina que o corpo é instrumento do pecado. mesmo assim, continuo achando praticamente inadmissível que pessoas que lidem com arte permaneçam tolhidas em tais conceitos. arte é instrumento de libertação e revelação, e quem não está disposto ou preparado não deve se aventurar sob pena de não ser jamais o mesmo. quem sabe é justamente isso o que assusta tanto.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial